[home] [registos] [estatutos] [calendário de asè] [anúncios]
 
Notícias
 

13º TROFÉU AXÉ BAHIA

Dia 19/12/2013, no Auditório do Terminal Turístico Mãe Mirinha de Portão, em Lauro de Freitas/BA, a FENACAB promove mais um evento em comemoração da passagem dos seus 67 anos de Fundação, Dia dos Sacerdotes e Sacerdotisas de Matriz Africana e o Dia de Oxun, com a entrega do 13º TROFÉU AXÉ BAHIA às Autoridades Governamentais e Não Governamentais com serviços prestados a comunidade do Povo de Santo, onde estará homenageando Sacerdotes com obrigações realizadas de 21, 25, 30, 45, 50, 60, 70 anos de vida religiosa com a Comenda Olorun Eledá e a Medalha 24 de Novembro.

Autoridades Homenageadas:
Presidente da Assembleia Legislativa
Deputado Estadual Deraldo Damasceno
Dr. Luiz Gonzaga Fraga de Andrade (Empresa Gráfica)
Dr. Aristides Mascarenhas (Presidente da FENACAB)
Dr. José Manuel Gouveia Pinto (Vice-Presidente da FENACAB)
Dr Marcio (Prefeito de Lauro de Freitas)
Sr. Claudio Reis (DEPIR - Lauro de Freitas)
Dra. Marcia Tude (Secretária de Cultura - Lauro de Freitas)
Vereadora Aline Oliveira (Lauro de Freitas)
Coordenador Jadilson Lopez (Lauro de Freitas)
Coordenador Lásaro César (Salvador)

Sacerdotes e Sacerdotisas Homenageados com a Comenda Olorun Eledá:
Carmelita Lucia Pinto (Xagui)
Alice Dimas Santos
Ana de O. Nery
Maria Candida Dos Santos - Candeias
Zilda Cardosos De Jesus
Madalena B Dos Santos
Leda Maria B Conceição
Eliana Santos Da Silva
Washington Lima - Arenoso
Maria Vitória - Jr N Esperança
Maria Edite Pita Costa
Jose Roberto S. Melquiades
Maria Edna P. de Araujo
Ivonice S. Sacramento - Indemburê
Maria Jose Ferreira
Dalva Ramos da Silva
Lazaro Jose Lopes
Raimundo B da Silva
Maria da Conceição dos Santos - S. Filho
Carmen Ribeiro
Iraci Da Silva Gomes
Josenilton Ferreira Santos
Maria Angelica dos S Macedo
Edison Andrade Freire

  0
   
 

0

0

Babalorixá Aristides de Oliveira Mascarenhas
recebe a medalha 2 de julho

O Presidente da FENACAB - Federação Nacional do Culto Afro-Brasileiro, Babalorixá Aristides de Oliveira Mascarenhas, jornalista e estudante do curso de direito, recebeu no dia 29 de Setembro de 2011, ás mãos do Perfeito da cidade de Salvador (Bahia - Brasil), Dr. João Henrique Barradas Carneiro, a medalha de ouro 2 de Julho. A Condecoração homenageou os relevantes serviços prestado à cidade de Salvador na área religiosa de matriz Afro-Brasileira. Sob a sua tutela, a FENACAB conta no seu curriculum vários serviços prestado à cidade de Salvador, como a celebração do dia de Òsún no dia 24 de Novembro, incluído no calendário oficial da SALTUR (Turismo de Salvador); a celebração do Dia dos Sacerdotes e Sacerdotisas de matriz Africana no mesmo dia; o Projeto de Lei na Assembleia Legislativa do Estado da Bahia, de que é autor, junto ao INSS , para aposentadoria dos sacerdotes afro; a comenda Olorun Eleda, para os sacerdotes com 25 anos de iniciação com o jubileu de prata e jubileu de ouro para iniciados com 50 anos de iniciação; a medalha 24 de Novembro, para autoridades governamentais e não governamentais, que prestaram serviços à FENACAB; a CBO - Classificação Brasileira de Ocupação- CBO 263- livro “Tradições Negras Políticas Brancas”, numa parceria INSS \ FENACAB.
Pai Ary d’Ajagunã como é conhecido, foi também o mentor e autor de outros projetos, como a regulamentação do código de ética da religião Afro-Brasileira; a regulamentação da cartilha do Código Nacional de Ética Litúrgica na Matriz Afro Brasileira; a Criação da Coordenação Internacional de Portugal da FENACAB, que conta como Coordenador o Babalorixá Jomar d’Ogun e como Vice-Coordenador o Babalorixá Paulo d’Yemanjá; a criação do programa de rádio Olorun Eleda, transmitido pela Radio Cruzeiro - todos dias das 12 as 13 horas; a criação do troféu Axé Bahia , para homenagear sacerdotes, sacerdotisas, zeladores de Umbanda e zeladores de centro de Caboclo, que contará em 2011 com a sua 11ª edição realizada no dia 24 de Novembro, no auditório do museu Eugenia Texeira Leal, localizado no Pelourinho;
  0
   
 
Criação do comprovativo de rendimento para os filiados FENACAB; atendimento jurídico; criação do bloco “Os Sacerdotes”, preservando o sagrado; Criação da certidão de casamento religiosa; atestado de batismo; estatuto para transformação das associações religiosas de terreiros, encaminhamento baseado no artigo 150 letra B da Constituiçao Federal do Brasil, amparada pela Constituição estadual - artigo 275; seminários; cartilha de imunidade tributária e legalização fundiária para entidade religiosa SEMUR\FENACAB- ao completar os seus 65 anos de fundação- desde 24 de novembro de 1946- foi homenageada com a medalha de ouro.
Parabéns Pai Aristides Mascarenhas, por esta grande administração da FENACAB- homem do santo dedicado ao Orixá, Inkise, Vodun e aos encantados. Parabéns!
 
0

Visita do Pai Ari d'Ajagunã (Presidente da FENACAB)
à FENACAB Coordenação Internacional de Portugal

Tendo estado em Portugal até 16 de Novembro de 2010, o Babalorísá Aristides Mascarenhas, conhecido entre o Povo de Santo por Pai Ari de Ajagunã, Agabá do Ilé Asè Opô Ajagunã e Presidente da Federação Nacional dos Cultos Afro Brasileiros (FENACAB), visitou e permaneceu no Ilé Asè Omin Ogún do Babalorisá Jomar de Ogún, simultaneamente Coordenador Internacional da FENACAB.
A visita de Pai Ari teve três objectivos distintos: participar na confirmação do Asógun do Ilé Asè Omin Ogún; entregar o Certificado de Mérito Religioso, a Pai Jomar d’Ogun; e simultaneamente juntando o útil ao agradável, conviver com o Povo de Santo, a quem dirigiu palavras de alento e encorajou para continuarmos; e ainda passear um pouco, conhecendo melhor o nosso Portugal.
O Ilé Asè Omin Ogún e a Coordenação Internacional da FENACAB Portugal, organizaram um jantar aonde estiveram presentes o Vice-Coordenador da FENACAB, Pai Paulo d'Yemanjá e todos os Omo Orixas do Ilé Asè Omim Ogun.
 
 
Pai Ari d' Ajagunã
 
  Da esquerda para a direita: Asogun Paulo d' Osossi; Vice-Coordenador da FENACAB Portugal, o Babalorisá Paulo d'Yemanjá; Presidente da FENACAB, o Babalorisá Ari d'Ajagunã; e o Coordenador da FENACAB Portugal, o Babalorisá Jomar d'Ogun
0
0
  Visita do Pai Jô d'Osaguian à FENACAB Coordenação Internacional de Portugal  
 
  0 0
A FENACAB - Coodenação Internacional de Portugal, sente-se honrada nas pessoas dos Coordenador Babalorisá Jomar e Vice-Coordenador Babalorisá Paulo D'Yemanjá, pela visita feita no dia 13 de Setembo de 2010, à nossa casa, pelo Babalorisá Jô d'Osaguian; filho da saudosa Yá Nitinha de Osun, (Casa Branca). Regoziijamo-nos ainda, pelas afáveis e sinceras palavras deste Babalorisá, quando afirmou, "Em Portugal encontrei finalmente um local de Asè!"
Asè Baba Jô!
Da esquerda para a direita, Pai Jô d'Osaguian, o Vice-Coordenador Pai Paulo d'Yemanjá, o Coordenador da FENACAB Portugal Pai Jomar d'Ogun e a Ya Égbé (Mãe Mariangela)
 
 
     
Visita de Mãe Baby Garroux (d'Oyá)
    0
No passado dia 20 de Maio de 2010, a conhecida Yálórísá Baby d’Oyá visitou a nossa Coordenação e o Ilé Asè Omim Ogun. Num ambiente de família, respondeu amávelmente às questões que lhe foram colocadas sobre a sua vida na religião, aonde soube expor o seu amor aos Orisás e seriedade na religião. 0
    O Coordenador da FENACAB Portugal, o Babalorisá Jomar presenteando Yá Baby Garroux d'Oyá, em nome da FENACAB - Coordenação de Portugal e de todos os seus filhos de santo.
A Coordenação da FENACAB, o Ilé Asè Omim Ogun e os seus filhos, bem como Babalorisá Jomar e Babalorisá Paulo d'Yemanjá, agradecem tão simpática cortesia.  
    Da esquerda para a direita: Vice-Coordenador da FENACAB Portugal, o Babalorisá Paulo d'Yemanjá, Yá Baby Garroux d'Oyá e o Coordenador da FENACAB Portugal, o Babalorisá Jomar
    0
A FENACAB - Coordenação Internacional de Portugal e para toda a Europa e Países de Lingua oficial portuguesa, entrega o Registo de Terreiro ao Ilé Asè Osun Abalô, na Suiça.
    0
No passado dia 3 de Outubro, a Ya Habiba d'Osun veio propositadamente a Portugal, mais propriamente à Coordenação Portuguêsa da FENACAB, para receber o registo de Terreiro, oficializando a sua casa o Ilé Asè Osun Abalô (Terreiro Terra Sagrada), como Terreiro de Candomblé de Angola localizado na Suiça.
A Yá Habiba d'Osun acompanhada por um Alabé, foi recebida no sede da Coordenação da FENACAB, pelo Coordenador Internacional o Pai Jomar d'Ogun, pelo Vice-Coordenador Internacional o Pai Paulo d'Yemanjá.
A Yá Habiba encontrou-se ainda com todos os filhos do Ilé Asè Omim Ogun, onde a mesma contou a sua experiencia no seu país; foram ouvidas palavras da Yá relativamente à sua vivencia e evolução no Caminho dos Orixás.
 
    Da esquerda para a direita: Pai Paulo d'Yemanjá, Yá Habiba d'Osun e Pai Jomar d'Ogun, no momento da entrega do Registo do Terreiro (Ilé Asè Osun Abalô)
   
   
Yá Habiba, contanto um pouco da sua experiencia!
    0
Visita de Mãe Marinalva ao Ilé Asè Omim Ogun
    0
No passado dia 27 de Maio de 2009 a Mãe Marinalva do Terreiro do Bate Folha / Bahia / Brasil, deu a honra à Coordenação Internacional da FENACAB em Portugal, com a visita efectuada.
Tanto o Coordenador da FENACAB, Pai Jomar como o Vise-Coordenador Pai Paulo de Yemanjá, bem como todo o Ilé Asè Omim Ogun sentem-se honrados com estas prestigiada figura do Candomblé!

Algumas fotos que marcaram este encontro na FENACAB / Coordenação Portugal
 
   
À esquerda Pai Paulo de Yemanjá, centro: Mãe Marinalva e à direita Pai Jomar
   
   
Mãe Marinalva partilha a sua experiência com a graça que só ela tem!
    0
PAI ARI REELEITO PARA MAIS 4 ANOS DE MANDATO
COMO PRESIDENTE DA FENACAB
    0
Temos o grato prazer e alegria de informar, que o nosso Presidente Aristides Mascarenhas, foi reeleito para mais 4 anos de mandato (2008/2012).

Parabéns, Pai Ari!!!

Babalorisa Jomar

24 de Janeiro de 2008
    0
    0

Indigitação Oficial do Babalorisa Jomar como Coordenador Internacional da FENACAB em Portugal

No passado 14 de Fevereiro de 2008, partiu de São Salvador da Bahia, a comitiva presidida pelo Presidente, Babalorisa Aristides Mascarenhas (Pai Ari de Ajaguna), com chegada a Lisboa no dia 15 de Fevereiro de 2008.
Este acontecimento sucedeu para iniciar as cerimónias com vista à tomada de posse como primeiro Coordenador Internacional da FENACAB (Federação Nacional do Culto Afro-Brasileiro), pelo Babalorisa Jomar, Sacerdote Afro do Candomblé, Nação Ketu.
De seguida passaremos alguns registos fotográficos deste importante evento.

 
    0
ATENÇÃO
    0

Comunicado:

A Fenacab (Federação Nacional do Culto Afro-Brasileiro) - Portugal, não se responsabiliza pelos actos religiosos e ritualisticos praticados por quaisquer Babalorisas e Yalorisas de Candomblé, bem como por Dirigentes de Centros de Umbanda, que não estejam devidamente certificados por esta Federação.

Pede-se que exijam a todos os profissionais a devida carteira identificativa.

A Coordenação Portuguesa da FENACAB

     
Visita de Mãe Marinalva do Asè Bate - Folha,
à Coordenação Portuguêsa da FENACAB
     
No passado dia 20 de Março de 2008, tivemos a horra de receber na nossa Coordenação, a visita de Mãe Marinalva (Asè Bate-folha da Bahia).
Onde, segundo a mesma, disse ter encontrado em Portugal finamente um Ylé Asè com fundamento.
 
   
Mãe Marinalva à esquerda, Pai Jomar ao centro e um Ogan suspenso que acompanhou
Mãe Marinalva - Jantar de cortesia
   
   
Babakekere do Ylé Asè Omim Ogun, Mãe Marinalva e Pai Jomar